R7.com - Notícias, entretenimento, esportes e vídeos
MS Record
CONTATO
09 de outubro de 2010 - 12h35 • 01 comentário

Saiba o que fazer se as galinhas não quiserem chocar os ovos

Produtor
Redação MS Record

A galinha não quer chocar os ovos? O que fazer para não perder a produção? O Record Rural foi até uma pequena propriedade, no assentamento Santa Mônica, em Terenos, para explicar o que pode ser feito quando as galinhas desistem de chocar os ovos.

Todos os dias, dona Sônia Maria Prado vai até o galinheiro e apanha de 25 a 30 unidades, e o que a criadora já percebeu é que algumas galinhas não gostam mesmo de chocar. “Eu percebi que de algumas raças, tanto galo como galinha, elas não chocam e o cruzamento delas também não”.

A zootecnista do governo que presta assistência técnica no assentamento acompanha o problema de perto, e apresenta duas alternativas para resolvê-la. “a primeira é escolher a galinha que melhor choca os ovos e colocar ela para chocar os ovos das outras, que fica mais barato. A segunda alternativa é usar uma chocadeira elétrica”.
 
Sônia tem a chocadeira elétrica, é lá também que a produtora armazena os ovos colhidos durante a semana. Só em um dia, eram mais de 200, desses, 100 são cuidadosamente escolhidos pra ser colocados na chocadeira, uma espécie de forno, onde a temperatura é de 37º, a mesma da galinha. Ao fim de 21 dias, os pintinhos nascem.

“Se é de manhã que eles começam a bicar os ovos, à tarde eu já pego e coloco em uma caixa, depois de alguns dias eu coloco no galinheiro”, explica e criadora dos bichos.

Um detalhe importante, os ovos devem ir para chocadeira em, no máximo sete dias, passou disso, não é mais recomendado. No caso de Sônia, o investimento para a compra do equipamento foi de R$ 490. Custo que, em quatro meses, a produção já pagou.

As chocadeiras elétricas podem trazer um outro benefício, o aumento da produção. Alguns produtores escolhem colocar os ovos para chocar só no equipamento, o que, de certa forma, libera as galinhas para botar mais ovos. “A galinha bota durante 15 dias e depois fica mais 21 no período de choco, se ela não tem esse tempo, vai botar mais ovos”, explica a zootecnista.



Compartilhar:
Imprimir    Imprimir: Feed RSS Assine nosso Feed:
Deixar Comentário
O e-mail e telefone não serão divulgados
MS RECORD © Copyright 2011 MS Record. Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por dothCom Consultoria Digital