R7.com - Notícias, entretenimento, esportes e vídeos
MS Record
CONTATO
14 de novembro de 2013 - 09h39 • Nenhum comentário

Resíduos na construção civil é tema de palestra no Morar Mais por Menos

A mostra se estende até o dia 15 de dezembro
Foto: Divulgação/FiemsMostra se estende até o dia 15 de dezembro
MS Record

Resíduos gerados nas construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, incluindo os resultantes da preparação e escavação de terrenos para obras civis foram o tema da palestra ministrada pelo técnico do Senai, Douglas Macente, nesta quarta-feira (13), durante a mostra Morar Mais Por Menos, realizada no Rádio Clube. Ele detalhou os impactos ambientais dos resíduos na construção civil.

"A disposição em leitos de rio causa assoreamento e degradação do manancial. Outra questão é o acúmulo do resíduo nas ruas, que pode obstruir a passagem de pedestres e de veículos. Além disso, a disposição de resíduos em reservas naturais resulta na deterioração da vegetação", pontuou.

Douglas Macente destaca que é importante realizar ações de sensibilização, mobilização e educação socioambiental para os trabalhadores da construção visando atingir metas de minimização, reutilização e segregação dos resíduos na origem.

Ele ressaltou os benefícios quanto à gestão de resíduos sólidos. "Podemos observar uma redução de perdas, maior satisfação dos operários, maior satisfação dos clientes, melhor imagem da empresa no mercado, redução de risco de acidente de trabalho", declarou o técnico do Senai.

A arquiteta Maysa Campos, 44 anos, participou da palestra e destaca que o tema agrega conhecimento na execução de obras, orientando na forma correta de destinação dos resíduos e na manutenção de um ambiente mais limpo. "É interessante debater essa temática que faz parte do nosso dia a dia com um conhecimento mais profundo", afirmou.

Palestras

A mostra se estende até o dia 15 de dezembro e a programação conta com mais quatro palestras do Senai. As palestras serão ministradas sempre às 19 horas e tratarão de diversos temas, sendo no dia 20 de novembro o tema será PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat), com Liliane Claudino Ferreira, do Serviço Tecnológico de Inovação do Senai Ponta Grossa (PR). No dia 27 de novembro o tema será Eficiência Energética, com Ricardo Camparim, da FatecSenai Dourados.

No dia 4 de dezembro o tema será Design  da Experiência, com Iuri Coutinho de Alencar, do Centro Internacional de Inovação do Senai Curitiba (PR). No dia 11 de dezembro, para encerrar as palestras, o tema será Ciclo de Vida do Produto, com Pedro Texeira, da FatecSenai Campo Grande.

"O Senai mais uma vez participa do evento com o objetivo de atualizar o público de arquitetos, empresários, designers, engenheiros e consumidores, levando  palestras com foco na inovação e produção sustentável", declarou a assessora de projetos especiais do Senai, Ilana Coutinho de Alencar.



Compartilhar:
Imprimir    Imprimir: Feed RSS Assine nosso Feed:
Deixar Comentário
O e-mail e telefone não serão divulgados
MS RECORD © Copyright 2011 MS Record. Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por dothCom Consultoria Digital