R7.com - Notícias, entretenimento, esportes e vídeos
MS Record
CONTATO
AO VIVO Balanço Geral
26 de setembro de 2013 - 13h42 • Nenhum comentário

Governo de MS implanta agendamento eletrônico para emissão de RG

Objetivo é diminuir filas e evitar que pessoas compareçam a alguma unidade e não consigam senha para atendimento
Foto: DivulgaçãoPara ter acesso ao atendimento eletrônico, o usuário deve conectar-se ao endereço http://servicos.sejusp.ms.gov.br
MS Record

O Governo do Estado De Mato Grosso do Sul lança no próximo dia 1° de outubro, em Campo Grande, o agendamento eletrônico para expedição de Carteira de Identidade de primeira e segunda emissão. O objetivo é diminuir as filas, e evitar que as pessoas compareçam a alguma unidade do Instituto de Identificação e não consigam senha para atendimento no mesmo dia.

A partir desse novo serviço disponibilizado inicialmente na Capital, o cidadão irá comparecer ao posto de identificação escolhido para expedição do documento, com data e hora marcadas, sem tumulto e sem fila, agendados por meio da página da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) na internet. Numa segunda etapa, o agendamento chegará ao interior do Estado.

Para o secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, a implantação do novo serviço demonstra a preocupação do Governo do Estado com a comodidade do cidadão, garantindo maior agilidade no processo de emissão da Carteira de Identidade. “O cidadão poderá agendar o seu atendimento de sua própria casa ou de onde estiver, desde que tenha um computador com acesso a internet. A exemplo da Delegacia Virtual, que existe há alguns anos, estamos trabalhando para melhor atender a população sul-mato-grossense”, ressaltou Jacini.

Como agendar

Para ter acesso ao atendimento eletrônico, o usuário deve conectar-se ao endereço http://servicos.sejusp.ms.gov.br/, escolher o posto mais próximo ou o local que tiver a data desejada, preencher o formulário e confirmar o agendamento. Na página, o cidadão será informado em relação aos documentos necessários para obtenção da sua nova identidade ou da segunda emissão, e receberá por e-mail a confirmação do agendamento, com data, hora e o protocolo de agendamento do atendimento, com código de barra.

Segundo o Instituto de Identificação Gonçalo Pereira, responsável pela identificação civil e criminal no Estado, durante 45 dias, após a implantação do novo sistema, considerado período de transição, a Sejusp irá manter 30% das senhas para o atendimento presencial (nos postos).

Criação do Software

De acordo com Jaqueline Costa, analista de Tecnologia da Informação da SGI, a proposta da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de criar um mecanismo que garantisse comodidade ao cidadão para a emissão da Carteira de Identidade evoluiu para um portal de serviços oferecidos ao cidadão e empresas.

O “software” proposto pela SGI reunirá todos os serviços prestados pela Sejusp eletronicamente, como emissão de alvarás, vistorias exigidas pelo Corpo de Bombeiros, dentre outros. “Inicialmente o atendimento do portal será específico para o RG, mas de forma gradual, todos os serviços oferecidos pela segurança pública serão incluídos. Nossa expectativa é que até 2014 o portal esteja completo e integrado com a Secretaria de Fazenda, garantindo celeridade para todos que necessitam dos serviços”, explicou a analista de tecnologia do SGI. (Notícias MS)



Compartilhar:
Imprimir    Imprimir: Feed RSS Assine nosso Feed:
Deixar Comentário
O e-mail e telefone não serão divulgados
MS RECORD © Copyright 2011 MS Record. Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por dothCom Consultoria Digital